CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CURSO: LIDERANÇA E SINERGIA

O foco da liderança é controlar as pessoas e administrar o processo ou administrar as pessoas e controlar o processo?

Mais que distribuir tarefas e cobrar resultados, o líder deve criar facilidades para sua equipe, antevendo possíveis problemas, e valorizar as pessoas, conquistando o respeito de todos.

E para que todos se envolvam e participem da busca das metas estabelecidas, é fundamental desenvolver a sinergia no grupo.

SINERGIA - do Grego synergia, cooperação < sýn, juntamente + érgon, trabalho > - a união harmoniosa de todos para o alcance de um benefício ou um propósito comum.

O líder moderno deve ter atitudes e ações para estabelecer um ambiente saudável, onde o respeito às individualidades e confiança no outro são alguns dos pilares.

O que é importante: metas atingidas e equipe desmotivada e insatisfeita ou metas atingidas e equipe motivada e satisfeita?

Pessoas motivadas tornam-se comprometidas com elevada produtividade.

Conteúdo Programático:
  • Conceito de liderança moderna e participativa
  • Estilos de liderança
  • Verdadeira participação na equipe de trabalho
  • Formas e barreiras de comunicação
  • Conhecer as pessoas e acompanhar acontecimentos
  • Ambientes com sinergia
  • Delegação de poderes - agilizando decisões
  • Reconhecimento e motivação da equipe
  • Paradigmas - entrave da criatividade
  • Consequências de comportamentos resistentes a mudanças
  • Estabelecimento de metas e itens de controle

Carga Horária: 12 horas


PALESTRA: MOTIVAR-SE PARA MOTIVAR



A motivação é alvo de uma busca contínua. Todos querem estar motivados sempre, seja no lado pessoal quanto profissional. Uma equipe motivada é essencial para atingir as metas estabelecidas, tem ganhos na produtividade.

No entanto, para motivar outras pessoas é fundamental que você esteja motivado. Reconhecer em si quais são os fatores que o motivam é uma etapa importante para que se possa estabelecer um ambiente colaborativo e motivado.

Quais são os elementos que o motivam? Onde encontrá-los? E, principalmente, como você se mantém motivado?

Conteúdo Programático:
  • O que é motivação
  • Paradigmas
  • Mudanças: reação e resistência
  • Estímulos positivos e negativos
  • Motivando-se
  • Motivar alguém

Carga Horária: 3 horas


CURSO: ORATÓRIA 

No curso serão desenvolvidas técnicas que permitirão ao participante superar o medo de falar em público, além de realizar apresentações com segurança e qualidade. 

Conteúdo Programático:
  • Grandes oradores  
  • Elementos da comunicação 
  • Comunicação verbal e não verbal  
  • Características dos ouvintes  
  • Exercícios de superação do medo  
  • Técnicas didáticas de apresentação  
  • Utilização do microfone  
  • Saudação, homenagem e despedida  
  • Prática da oratória  
  • Linguagem corporal  
  • Etiqueta  
  • Entonação de voz 
  • Exercícios vocálicos
  • Dicas de oratória e TCC

Carga Horária: 8 horas


PALESTRA: ATENDA BEM E VENDA MAIS

O grande diferencial competitivo no mercado atual é o atendimento aos clientes.

Seja pessoalmente, por telefone e até por e-mail, ter profissionais orientados e preparados para buscar a satisfação dos clientes já no atendimento, certamente aumentará as possibilidades de vendas.

O atendimento bem feito tem um peso muito maior que o preço na decisão pela compra.

Conteúdo Programático:
  • Por que se perdem clientes?
  • O atendente
  • Papel do atendente
  • Postura de atendimento
  • Apresentação pessoal
  • Conhecer os produtos/serviços da empresa
  • Comunicação
    • Ouvir ou escutar
    • Ruídos na comunicação
    • Palavras e frases apropriadas
  • Atendimento ao telefone
    • Motivação e entusiasmo
    • A voz no tom correto
    • Script do atendente
  • Atendimento por e-mail
    • Escrita adequada
  • O cliente nervoso
  • Lidando com reclamações
  • Gafes no atendimento
  • Impressões finais do cliente

Carga Horária: 3 horas


CURSO: COMUNICAÇÃO E FEEDBACK

A comunicação clara e assertiva proporciona a compreensão da mensagem. Assim, as atividades são executadas corretamente e todos estarão alinhados com as informações da empresa. E quando há algum desvio, o feedback bem estruturado resultará em melhorias e evolução de todos.

Conteúdo Programático:
  • O que é comunicação?
  • Meios de comunicação
  • Linguagem corporal
  • Entonação da voz
  • Ruídos na comunicação
  • Sou compreendido?
  • Falhas na comunicação
  • Importância do feedback
  • Objetivo do feedback
  • Feedback x Crawback
  • Preparar o feedback
  • Dar o feedback

Carga Horária: 8 horas


CURSO: GD&T - INTERPRETAÇÃO BÁSICA

O objetivo deste treinamento é identificar e interpretar as tolerâncias geométricas indicadas nos desenhos de componentes e montagens de conjuntos.

O participante identificará a simbologia e interpretará o significado das tolerâncias, sua finalidade e importância e os pontos relevantes a serem observados durante a fabricação e montagem para que o trabalho realizado esteja dentro dos valores tolerados.

Conteúdo Programático:
  • Definição de elementos geométricos
  • Histórico de tolerância dimensional e geométrica
  • Definição de FOS, AMES, MMC, LMC, MMB e LMB
  • Simbologias padronizadas (ASME Y14.5M - 2009)
  • Referências e quadro de controle
  • Cálculo de bônus de tolerância geométrica em função do modificador
  • Definição de cada tolerância geométrica
  • Modificadores aplicáveis e zonas de tolerâncias
  • Cuidados durante a fabricação em função das tolerâncias geométricas
  • Exercícios de interpretação

Carga Horária: 8 horas


PALESTRA: OVOS COM BACON: GRUPO, EQUIPE OU TIME?


Independente da atividade desempenhada, a qualidade dos produtos e serviços da empresa oferecida ao mercado é resultado da somatória do esforço e dedicação de todos. A busca de melhoria contínua é uma necessidade para se manter e crescer em meio à concorrência.

Para ter essa realidade na empresa, as atitudes de todos devem ser voltadas para a qualidade. Ou seja, todos comprometidos com os objetivos comuns estabelecidos.

Apresentar a origem da empresa e inserir as pessoas na história presente para a construção do futuro é o passo inicial para conquistar o comprometimento, criar sinergia e cumplicidade entre todos.

Conteúdo Programático:
  • Você conhece a sua empresa?
  • Definindo qualidade
  • Clientes internos e externos
  • A relação fornecedor-cliente
  • Comunicação clara
  • Você e a qualidade
  • Você e o cliente
  • Atitudes para a qualidade
  • Evolução contínua
  • Responsabilidade de todos
  • Comprometimento de todos

Carga Horária: 4 horas


PALESTRA: PROGRAMA 5S's

Apresentar os princípios e a importância do programa 5S´s para criar facilidades e agilizar a execução de qualquer atividade.

Ao compreender os objetivos, benefícios e requisitos do programa 5S´s, é possível detectar pontos que geram perdas em seu processo de trabalho, padronizar ações que podem ser corporativas proporcionando aumento da produtividade e, principalmente, compreender que a participação, envolvimento e comprometimento de todos é fundamental para obter resultados.

Conteúdo Programático:
  • Histórico
  • Objetivo do programa
  • Conceituação de cada S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke)
  • Objetivo de cada S
  • Benefícios
  • Dicas de como fazer
  • Desenvolvimento do espírito de time

Carga Horária: 4 horas


PALESTRA: COMUNICAÇÃO: A MENSAGEM COMPREENDIDA

A comunicação é um elemento importante no relacionamento das pessoas. A compreensão da informação é fundamental para que o processo seja completo e todos estejam alinhados.

Conteúdo Programático:
  • O que é comunicação?
  • O processo da comunicação
  • Meios de comunicação
  • Canais de comunicação
  • Ruídos na comunicação
  • Como é minha comunicação?
  • Sou compreendido?
  • Falhas na comunicação
  • Comunicar-se bem

Carga Horária: 4 horas


CURSO: REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA - PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Boas e fortes razões para implantar o Sistema de Remuneração:
  • Na maioria das organizações é um dos custos fixos mais significativos;
  • São os custos e investimentos que mais se repetem anualmente;
  • É uma das formas mais poderosas de comunicar valor da organização;
  • Excelente alavanca de comportamento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
  • O óbvio em Recursos Humanos
    • Composição de RH - estrutura
    • Mudanças - a transformação exigida para RH
  • Abordagem integrada de remuneração estratégica
    • Expectativas globais
    • Formação da estratégia da remuneração
    • Planos : Funcional, Habilidades e Competências
    •  Visão de Negócios - Planejamento Avançado
  • Sistemas de Remuneração
    • Foco da remuneração
    • Perspectivas: empresa e empregados
    • Meritocracia Convencional - Riscos
  • Dimensões da Remuneração
    • Gestão de Performance
    • Níveis e Composição da Remuneração
  • Planos de Cargos, Salários e benefícios
    • Finalidade : processos de implantação do sistema
    • Gestão de cargos e salários - Modelos
    • Análise, descrição, avaliação e classificação de cargos
  • Sistemas de pontos , habilidades e competência
    • Fatores de Avaliação - Modelos
    • Manual de Avaliação de Cargos
    • Pesquisa salarial e extra salarial
  • Arquitetura da Remuneração
    • Remuneração variável de curto, médio e longo prazo

Carga Horária: 20 horas


PALESTRA: FEEDBACK: FALAR E OUVIR

Melhorar sempre é um objetivo que se busca continuamente. Portanto, é necessário estar disposto a mudar, aprender e acrescentar.

Uma ferramenta extremamente valiosa para que a mudança aconteça envolve todo o movimento que compõe as relações interpessoais dentro de uma organização: o feedback. As pessoas que estão ao seu lado são ótimas fontes de informações para o desenvolvimento profissional.

O objetivo do feedback é edificar, construir, trazer uma visão diferente que se deve analisar, absorver e evoluir, melhorando nosso desempenho.

Lembre-se: o feedback é um presente.

Conteúdo Programático:
  • Processo de comunicação
  • Importância do feedback
  • Objetivo do feedback
  • Feedback x Crawback
  • Preparar o feedback
  • Dar o feedback
  • Evoluir

Carga Horária: 3 horas


CURSO: MASP - METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Problemas podem ocorrer durante a execução das atividades. As soluções podem ser simples e rápidas ou demandam uma análise mais detalhada.

O foco principal desta análise é eliminar as causas para evitar a reincidência que acarreta em perdas e prejuízos.

O MASP é uma metodologia que engloba várias ferramentas para identificar claramente o problema e suas causas, estabelecendo as ações para eliminá-las.

  • FERRAMENTAS GERENCIAIS
    • Conceituação do ciclo "PDCA"
    • Paralelo DEMAIC x PDCA x MASP
    • Diagrama de causa e efeito
    • Técnica de "Brainstorming"
    • Técnica do PORQUES
    • 5W3H
    • Diagrama de fluxo do processo
  • FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS
    • Folha de verificações
    • Estratificações
    • Gráfico de Pareto
    • Histograma
    • Diagrama de dispersão, gráficos de controle
  • FERRAMENTAS PARA ANÁLISE E SOLUÇÕES DE PROBLEMAS
    • Identificação de problema ou dificuldade
    • Solução da solução
    • Observação, análise, definição, implantação da solução
    • Verificação, padronização e conclusão

Carga Horária: 8 horas


PALESTRA: MELHORANDO SEMPRE - A GESTÃO DA EVOLUÇÃO

Pequenas mudanças podem ter resultados impactantes para a empresa, tanto internamente quanto para os clientes. Se forem contínuas, tornam-se um estímulo a todos.

As melhorias podem ser aplicadas aos produtos, aos serviços, ao ambiente de trabalho, à forma de exposição e arrumação dos produtos, às pessoas (desenvolver o conhecimento). O objetivo é criar facilidades para sua equipe e para seus clientes.

Estabelecer uma metodologia de sugestão, análise e implantação de melhorias envolvendo a participação de todos é uma forma de ter um diferencial frente à concorrência.

Conteúdo Programático:
  • Melhorar sempre
  • Conceito Kaizen
  • Dificuldade / problema
  • Pró-atividade / reatividade
  • Processo de melhoria
  • PDCA

Carga Horária: 3 horas


PALESTRA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DOMÉSTICA

Fazer um orçamento e elaborar, juntamente com a família, um plano de RECEITAS x DESPESAS permite identificar "gastos ocultos" e estabelecer o equilíbrio financeiro, gerando saldo positivo.

Exercer o controle sobre os "gastos" e transformá-los em investimento mostrará o quanto é prazeroso administrar as finanças domésticas. Economizar não é guardar, mas sim investir de forma consciente o seu dinheiro.

E, lembre-se, problemas financeiros tendem a afetar a vida pessoal e profissional.

Conteúdo Programático:
  • Sonhos e objetivos
  • Questões importantes
  • Passos para um orçamento familiar
  • O que considerar?
  • Gastos ocultos
  • Consumismo e sociedade
  • Renegociar as dívidas
  • Aproveitar promoções

Carga Horária: 3 horas

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